CHAMADA DE TRABALHOS - 2018

O ENSINO DO URBANISMO NO BRASIL

A Revista Políticas Públicas & Cidades[1] (ISSN: 2359-1552) tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica para submissão de artigos, ensaios e relatos de experiência para compor o dossiê temático  O Ensino do Urbanismo no Brasil.

O ensino do Urbanismo, principalmente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, apresenta didáticas, conteúdos e objetivos distintos quanto ao aprendizado teórico, prático e metodológico.  Incorporando entre os anos de formação aspectos de desenho, planejamento e gestão urbana. Além disso, o Urbanismo como ciência e como ação prática no cotidiano da vida urbana incorpora dimensões tanto material e quanto imaterial das intervenções urbanas em escalas diferentes – ruas, quadras, praças, parques, rios urbanos, áreas degradadas, loteamentos, bairros, cidade, redes de cidades etc. Esse fato parece reforçar o papel do Urbanista como agente social que faz e refaz a cidade em múltiplas perspectivas. 

Neste contexto, parece-nos importante compartilhar experiências de aprendizado partir das práticas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas entre os cursos de arquitetura. Mais ainda, é importante discutir o papel do Urbanismo nestes contextos regionais. Quais as abordagens ao Urbanismo na Amazônia, por exemplo?  E no interior do Nordeste? Quais problematizações são conduzidas entre estas realidades? O que tem sido entendido por Planejamento e desenho urbano entre as regiões no Brasil? Entre outras questões, quais autores regionais conduzem o debate do Urbanismo? Ou, a literatura utilizada é aquela produzida a partir dos centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba?  Por isso, a importância deste dossiê, que é entender o universo do Ensino do Urbanismo no Brasil. Portanto, alguns temas parecem se sobressair: o ensino da habitação de interesse social, da urbanização de assentamentos precários, do planejamento urbano e regional, do desenho urbano, do Estatuto da Cidade, das políticas urbanas (habitação, saneamento, mobilidade urbana e transporte e acessibilidade e os programas urbanos), o planejamento do transporte público e da mobilidade urbana, os planos de bairro, as intervenções em áreas urbanas centrais, as intervenções em áreas degradadas, as intervenções em espaços públicos e outros assuntos caros ao Urbanismo.

Esta edição da RPPC ainda deseja focar nas pesquisas de iniciação científica desenvolvidas nos centros de ensino e pesquisa.[2] Ao mesmo tempo, relato das extensões realizadas pelos alunos e professores junto às comunidades.

Além disso, há outros campos em que o Urbanismo ganha interpretações outras tais como da geografia, da antropologia e da sociologia urbana. Relevante entendermos o ensino, a pesquisa e a extensão entre estes campos do conhecimento. Aliás, há Urbanismo para estes campos do conhecimento?

Ao mesmo tempo, há o curso de Urbanismo[3] e Planejamento Territorial[4] cuja consolidação configuram horizontes possíveis à interpretação outras do que seja o Urbanismo para além da arquitetura.  

Desta forma, convidamos os autores a proporem reflexões quanto à polêmica definição de um curso de Urbanismo, colocando em discussão e reflexão a respeito da cisão entre Arquitetura e Urbanismo e suas consequências à definição do Urbanismo quanto ciência e pratica profissional.

Por fim, os temas, os objetos, as abordagens e os problemas de pesquisas são livres de acordo com a perspectiva de cada autor dentro de suas experiências acadêmicas e de pesquisa. Interessa a este periódico, trabalhos com aprofundamento teórico e metodológico importantes a um debate relacionado ao Ensino do Urbanismo no Brasil.

Ressalta-se que os trabalhos precisam seguir as normas da revista, possuir qualidade na escrita científica associada a uma correção gramatical.

 

Atenciosamente,

Wesley Medeiros

Editor-Chefe

Data de submissão: 15 de dezembro de 2017

Período de avaliação dos artigos: 3 a 4 meses

Previsão de publicação: julho de 2018

Dúvidas e informações: revistappc@hmail.com

Os autores devem seguir as orientações na página DIRETRIZES PARA AUTORES:  http://periodico.revistappc.com/index.php/RPPC/about/submissions#authorGuidelines

 



[1] QUALIS B2 interdisciplinar e B3 Planejamento Urbanos e Regional.

[2] Não interessa a Revista Políticas Públicas & Cidades relatos individuais de uma Iniciação Científica. A não ser que seja a única no curso. Importante entendermos o Estado da arte da pesquisa dentro dos centros de ensino. Mais do que ensino, entender as dificuldades, limites e possibilidades apreendidas pela experiência de pesquisa.

[3] Curso criado e oferecido desde 1995 na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

[4] Curso criado e oferecido desde 2012 na Universidade Federal do ABC.