O Campo do Planejamento Territorial: Formação e Práxis no Brasil

Ana Paula Barretto

Resumo


Resumo: Considerando que o planejamento territorial no Brasil abrange uma diversidade de atuações, compreender em qual campo se encontra essa práxis engloba diversas áreas. O presente artigo objetiva discutir, de forma sucinta, a práxis e formação do planejamento territorial no país, buscando mapear em que campo do conhecimento a formação se encontra ou se há a convergência explícita de mais de um campo. Como recorte para este estudo são utilizados os cursos associados ou filiados à Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR). Como metodologia, foi pesquisado no sítio de cada programa se há menção clara a alguma disciplina ou a mais de uma, focando em cada uma das regiões do país. Deste modo, observa-se que grande parte dos programas atualmente no país tem origem na arquitetura e urbanismo e geografia, mas que a maioria deles surgiu a partir dos anos 2000 e procura explicitar ter origem interdisciplinar. Conclui-se que há uma ampliação no campo do planejamento territorial, além de uma difusão de conteúdo, percebido tanto pela quantidade e características dos programas atuais quanto pela forma como eles se ampliaram pelo país.


Referências


COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES. Documento de Área: Planejamento Urbano e Regional e Demografia. Brasil, 2016. 36p.

FAINSTEIN, S.; CAMPBELL, S. (Ed.). Readings in Planning Theory (Studies in Urban & Social Change). Chichester: Wiley-Blackwell, 2012

FRANK et al. Educating planners in Europe: A review of 21st century study programmes. Progress in Planning, v. 91, p. 30-94, jul. 2014.

GUNN, P. Retratando os avaliados nas áreas básicas da CAPES em 2001. A pesquisa nos programas de pós-graduação segundo uma “área ANPUR”. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 4, n. 1/2, p. 45-61, 2002.

KLINK, J. et. al. (2016) O campo e a praxis transformadora do planejamento: reflexões para uma agenda brasileira. Revista brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 18 (3), p. 381-92.

PIQUET, R., RIBEIRO, A. C. T. Tempos, ideias e lugares. O ensino do planejamento urbano e regional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v.10, n. 1, p. 49-60, 2008.

RANDOLPH, R. O Campo do Planejamento Urbano e Regional. Em busca de uma agenda para o Planejamento Urbano e Regional: uma homenagem a Ana Clara Torres Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 15, n. 1, p. 11-32, maio 2013.

RIBEIRO, A. C. T. O ensino do planejamento urbano e regional – propostas à ANPUR. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, vol. 4, n. 1/2, p. 63-73, 2002.

UNHABITAT. Global Report on Human Settlements 2009: Planning Sustainable Cities. London, Sterling, 2009. 338p.

WATSON, V. (2009). The planned city sweeps the poor away...: Urban planning and 21st century urbanisation. Progress in Planning, 72, p. 151–193, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Políticas Públicas & Cidades - 2359-1552

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

POLÍTICAS PÚBLICAS & CIDADES ESTÁ INDEXADA NAS SEGUINTES BASES CIENTÍFICAS E DE DADOS