Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como instrumento de aplicação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no estudo do urbanismo

Giovanilton André Carretta Ferreira, Gilton Luís Ferreira, Lorena de Nardi Plascedino

Resumo


O presente artigo objetiva reafirmar a importância e viabilidade da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão universitária no estudo do urbanismo, procurando refletir como os Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) podem atuar como instrumentos de aplicação desta indissociabilidade. Para tanto, procura-se demostrar, por meio da experiência de 2 trabalhos de TCC em instituições de ensino superior privadas no estado do Espírito Santo, que apesar de todas as dificuldades, ainda assim é possível articular a tridimensionalidade exigida na Constituição brasileira. Uma articulação assim originada: 1) Ensino: nas disciplinas de Urbanismo e Planejamento Urbano; 2) Pesquisa: no desenvolvimento de dois projetos de Iniciação Científica sobre os Planos Diretores Municipais integrados a um mesmo grupo de pesquisa; 3) Extensão: em projetos relacionados a utilização de Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTCI) na participação popular dentro da revisão e implementação de Planos Diretores Municipais realizados em parceria com o Conselho do Plano Diretor Municipal de Aracruz/ES e o Fórum Popular em Defesa de Vila Velha/ES. Ambos, objetos de ação e investigação nos TCCs.


Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

FERNANDES, E. A nova ordem jurídico-urbanística no Brasil. In: ALFONSIN, Betânia; FERNANDES, Edésio (org.). Direito Urbanístico: estudos brasileiros e internacionais. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.

MACIEL, A. S. O Princípio da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um balanço do período 1988-2008. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba-SP, 2010. Disponível em: . Acesso em: 13 de dezembro de 2017.

MARQUES, S. M.; NERBAS, P. F. A construção do conhecimento no trabalho de conclusão dos cursos de Arquitetura e Urbanismo: o projeto de arquitetura como reflexão na ação. InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano. v. 3, n. 2 (2017). Disponível em: . Acesso em: 18 de janeiro de 2017.

PLACEDINO, L. N. Participação Popular e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: o caso da revisão do Plano Diretor Municipal de Vila Velha-ES. Trabalho de conclusão de curso II apresentado à Universidade Vila Velha, para obtenção da graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2017.

RODRIGUES, G. M. Ensino, pesquisa e extensão universitária. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 02 de Novembro de 2011. Opinião. Disponível em: . Acesso em: 13 de dezembro de 2017.

SANTOS, T. P. Planejamento urbano democrático e novas tecnologias de informação e comunicação: estudo de caso - conselho do plano diretor municipal de aracruz – ES. Trabalho Final de Graduação apresentado a Faculdades Integradas de Aracruz, para obtenção da graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Políticas Públicas & Cidades - 2359-1552

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

POLÍTICAS PÚBLICAS & CIDADES ESTÁ INDEXADA NAS SEGUINTES BASES CIENTÍFICAS E DE DADOS